sexta-feira, 15 de junho de 2012

Lucas decide, e São Paulo abre vantagem no duelo contra o Coritiba



Um São Paulo desorganizado, sem criatividade, com sua própria torcida vaiando e cobrando "raça". Um São Paulo acuado, com dez jogadores em campo, já que Paulo Miranda havia sido expulso no início do segundo tempo. Um São Paulo que, apesar de todos esses problemas, tem um trunfo: Lucas.

Foi graças a um lance genial de seu garoto-prodígio, aos 44 minutos do segundo tempo, que o Tricolor saiu na frente do Coritiba no primeiro duelo entre as equipes pelas semifinais da Copa do Brasil. Com a vitória por 1 a 0 no Morumbi, o time paulista joga por um empate na semana que vem, em Curitiba, para chegar à decisão - até mesmo uma derrota por um gol de diferença, desde que marque no Couto Pereira (exemplos: 2 a 1 e 3 a 2), dão a classificação ao Tricolor. Já o Coxa precisará vencer por dois gols de diferença.


O gol no fim foi um castigo muito grande para a equipe comandada por Marcelo Oliveira, que impôs seu jogo coletivo, dominou grande parte dos 90 minutos, mas sentiu a falta de um definidor no ataque.

As duas equipes deixarão a Copa do Brasil momentaneamente de lado no final de semana, quando voltarão a atuar pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo receberá o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho, domingo, às 16h, no Morumbi. O Coritiba também atuará como mandante, contra o Atlético-GO.

Coritiba domina primeiro tempo no Morumbi
Enquanto o São Paulo entrou com a formação já esperada, no esquema 4-4-2, com a entrada de Casemiro no meio-campo, o Coritiba veio com uma surpresa. O técnico Marcelo Oliveira resolveu reforçar a marcação, com a entrada do volante Gil na vaga do meia Lincoln. Quem esperava com isso ver um time atacando e outro apenas se defendendo ficou surpreso com a postura da equipe paranaense.

Nos primeiros 45 minutos, a partida parecia estar sendo realizada no estádio Couto Pereira, tamanha a facilidade com o que o time visitante atuou no Morumbi. Com a forte marcação do Coxa no meio-campo, o setor de criação do São Paulo não existiu. Jadson e Cícero foram vigiados o tempo todo por Willian e Sérgio Manoel e não foram notados em campo. Gil entrou para conter os avanços de Cortez pela esquerda, e Everton Ribeiro fazia o mesmo com Douglas no lado oposto.

O maior problema para o São Paulo era que, quando o Coxa recuperava a bola, a saída para o ataque era feita com muita rapidez, principalmente com o habilidoso Everton Ribeiro. O setor de marcação tricolor sofria - tinha apenas Denilson para dar combate, já que Casemiro pouco contribuía. Em pelo menos três lances, o time paranaense esteve perto do gol: em cobrança de falta de Ayrton, aos três e em chutes de Everton Ribeiro, aos 23 e Roberto, aos 26.


O goleiro Vanderlei, que até então era mero espectador, teve trabalho pela primeira vez em chute de Lucas aos 32. Muito pouco para quem queria armar uma blitz e sufocar o adversário. Everton Ribeiro, novamente de fora da área, só não marcou aos 40 porque Denis fez grande defesa. A torcida tricolor, que compareceu em grande número, não perdoou a fraca atuação e vaiou ao apito de Ricardo Marques Ribeiro para o intervalo.

Coxa segue melhor, e São Paulo fica com um homem a menos
Irritado com o desempenho da equipe, Leão mexeu no intervalo, sacando Casemiro, em péssima noite, para colocar Maicon. Nada mudou. O São Paulo seguiu acéfalo em campo, dependendo de suas individualidades para fazer algo. A marcação do Coritiba seguia implacável. Aos 13, as coisas ficaram ainda mais complicadas, quando Paulo Miranda, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta feia em Sérgio Manoel e foi acertadamente expulso. Para recompor a marcação, Leão sacou o apagadíssimo Jadson e colocou Edson Silva.


O Coritiba assustou logo depois, em chute de Everton Ribeiro que explodiu no travessão de Denis. Com um homem a mais em campo, o técnico Marcelo Oliveira deu mais força ofensiva, ao sacar Gil para colocar o experiente meia Tcheco. Em um raro momento de inspiração, o São Paulo respondeu aos 22, em tabela de Lucas com Luis Fabiano, que recebeu na área e bateu de pé direito. Vanderlei, com o pé, desviou a bola para escanteio. Na sequência, nova mudança no ataque do Coxa: saiu Roberto e entrou Anderson Aquino.
Aos 26, cansada da apatia da equipe, a torcida são-paulina iniciou a cobrança:

- Raça, raça, raça.


Dentro de campo, o time melhorou. A saída de Gil no Coritiba fez Cortez crescer no apoio ao ataque. Luis Fabiano, de cabeça, acertou o travessão, para desespero da torcida presente no Morumbi. Quando o 0 a 0 já parecia definido, Lucas apareceu. Arrancou pelo meio, invadiu a área pelo lado direito e, em chute cruzado, venceu Vanderlei: 1 a 0 que permaneceu até o fim.


Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário